Natureza

Cientistas descobrem novas espécies em Papua

galeria: Novas espécies bizarras de 'mundo perdido' em Papua

• Lagartixa
    Cientistas acreditam ter fotografado novas espécies de animais durante uma expedição à província de Papua, na Indonésia. Uma delas é esta lagartixa de cabeça alongada e dedos curvados.
  • O sapo 'Pinóquio'
    Os machos desta nova espécie de sapo têm uma característica diferente: o nariz, que se levanta quando o bichinho coaxa. A espécie já foi apelidada de Pinóquio.
  • As montanhas Foja
    As descobertas foram registradas nas florestas da montanhas Foja, uma região pertencente à Indonésia e conhecida como “o mundo perdido” no oeste da ilha de Nova Guiné.
  • Pequeno canguru
    Este pequeno canguru está sendo considerado o menor membro da família no mundo, segundo a equipe da organização ambiental Conservation International.
  • Morcego
    Os cientistas também creem que este morcego é uma nova espécie antes desconhecida. Ele faz parte da família dos morcegos que se alimenta de flores e de néctar.
  • Trabalho de campo
    A equipe, que foi financiada pelas organizações National Geographic, Smithsonian Institute e o instituto indonésio de ciências (Lipi). Aqui, um funcionário do Lipi em campo.
  • Pombo
    As descobertas foram anunciadas uma semana antes do dia mundial dedicado à biodiversidade, que deve chamar atenção para as ameaças a espécies como a deste pombo.
  • Rato de árvore
    Segundo a Conservation International, o ritmo das extinções de espécies está entre cem e mil vezes além do considerado “normal”. Esta foto mostra um rato de árvore das montanhas Foja.

As descobertas foram registradas nas florestas da montanhas Foja, uma região no oeste da ilha de Nova Guiné intocada pelo homem há milhares de anos e conhecida como "mundo perdido".

Entre as novas espécies está um sapo que já foi apelidado de "Pinóquio", por sua característica de levantar o nariz ao coaxar, um rato peludo que gosta de se pendurar em árvores, uma lagartixa de cabeça alongada e dedos curvados, um morcego que se alimenta de flores e um pequeno canguru que está sendo considerado o menor membro da família no mundo.

A equipe de cientistas da organização ambiental Conservation International foi financiada pelas organizações National Geographic, Smithsonian Institute e o instituto de ciências da Indonésia (Lipi).

As descobertas foram anunciadas uma semana antes do Dia Internacional da Biodiversidade.

Segundo a Conservation International, o ritmo das extinções de espécies no mundo está entre cem e mil vezes além do considerado "normal" - uma taxa preocupante que, para a ONG, expõe a ameaça ao futuro da biodiversidade do planeta.

BBC © 2014 A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.