BBCBrasil.com
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas

Atualizado às: 15 de setembro, 2004 - 15h56 GMT (12h56 Brasília)

Envie por e-mail Versão para impressão
Maconha pode ajudar no combate ao câncer

Maconha
A maconha tem vários usos medicinais
A substância química ativa da maconha pode ajudar a impedir que o câncer se espalhe, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Flórida.

Cientistas descobriram que o delta-9-tetrahidrocanibol (THC), substância ativa da maconha, pode bloquear a difusão de vírus da herpes.

Esses vírus são relacionados ao crescimento do risco de câncer do tipo sarcoma de Kaposi, linfoma de Burkitts e doença de Hodgkins.

A pesquisa foi publicada pela revista científica de medicina BMC.

Vírus

Os vírus de herpes estudados são diferentes do vírus de herpes simples, responsáveis por feridas no frio e pela herpes genital.

Uma vez infeccionado pelo vírus, é quase impossível se livrar dele, já que pode permanecer inativo por um longo período dentro de glóbulos brancos.

No entanto, o vírus pode ser reativado e começar a se replicar, infeccionando outras células. Uma vez infectadas, as chances de que essas células se tornem cancerígenas aumentam bastante.

Os cientistas da Universidade do Sul da Flórida descobriram que essa reativação repentina do vírus pode ser prevenida se as células infectadas crescerem na presença do THC.

Bloqueio

Os testes foram realizados em ratos. Os pesquisadores obervaram que as células infectadas pelo vírus de herpes normalmente morriam quando o vírus voltava a ficar ativo.

Mas essas mesmas células sobreviveram na presença da substância ativa da maconha, e então a difusão do vírus - e a potencial difusão do câncer - ficou bloqueada.

Os cientistas conseguiram mostrar que o THC bloqueava especificamente o vírus de herpes relacionado ao câncer, sem qualquer impacto no vírus de herpes simples.

Eles esperam que as descobertas levem ao desenvolvimento de novas drogas que possam neutralizar a ameaça do vírus.

No entanto, o chefe da pesquisa, Peter Medveczky, disse que mais trabalho era necessário, e enfatizou que não seria sensato que pessoas com câncer associados ao vírus de herpes comecem a fumar maconha.

Segundo ele, o THC é conhecido por anular o sistema imunológico, o que pode trazer mais danos a pacientes cujo sistema já está enfraquecido.

"Esses resultados são preliminares e é muito cedo para dizer se essas descobertas levarão a estratégias práticas para prevenir e tratar o câncer", disse um porta-voz do centro de pesquisa de câncer da Grã-Bretanha.