70 anos 1938-2008
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas

Atualizado às: 22 de março, 2006 - 12h20 GMT (09h20 Brasília)

Envie por e-mail Versão para impressão
Ômega 3 'detém câncer de próstata', diz estudo

Salmão
O salmão está entre os peixes cuja carne é rica em gordura ômega 3
Uma dieta rica em peixes gordurosos – como salmão, atum, cavala e anchova, entre outros – pode reduzir as chances de se desenvolver as formas mais agressivas de câncer de próstata, de acordo com uma pesquisa do Instituto Paterson, na Grã-Bretanha.

O estudo, publicado pela revista especializada British Journal of Medicine, indica que as células cancerosas não conseguem migrar para tecidos saudáveis quando o paciente tem uma alimentação rica em gorduras do tipo ômega 3, encontradas nos peixes gordurosos.

Os cientistas, baseados no Hospital Christie, de Manchester, testaram os efeitos de dietas ricas em dois tipos de gordura, a ômega 3 e a ômega 6, encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais.

No entanto, o efeito da gordura Ômega 6, que também traz importantes benefícios para a saúde, em pacientes de câncer de próstata é o inverso: o estudo indica que a transmissão das células doentes para a medula óssea foi aumentada.

'Fontes de energia'

Os pesquisadores acreditam que as células cancerosas podem utilizar as gorduras ômega 6 como fonte de energia para manter a sua alta taxa de reprodução e criando moléculas que controlam a migração.

"É possível que uma dieta saudável e balanceada com estes dois tipos de gordura, já que é a quantidade de ômega 3 necessária equivale a apenas a metade da quantidade de ômega 6, impeça a proliferação do câncer", afirmou o pesquisador Mick Brown.

O chefe da equipe de cientistas, Noel Clarke, também suspeita que uma dieta equilibrada entre os dois tipos de gordura possa conter o câncer de próstata.

"Essa dieta pode ajudar a manter o câncer dentro da própria próstata, onde ele pode ser monitorado com segurança e mais facilmente combatido com cirurgia ou radioterapia."

Raios de sol
Veja as fotos das festas do equinócio da primavera no México.

Escultura
Londres reúne mostra de 200 obras de Rodin; veja.