BBCBrasil.com
70 anos 1938-2008
Español
Português para a África
Árabe
Chinês
Russo
Inglês
Outras línguas
 
Atualizado às: 16 de outubro, 2008 - 12h19 GMT (09h19 Brasília)
 
Envie por e-mail   Versão para impressão
Provedor retira do ar 'versão Jihad' do YouTube
 

 
 
Home page do Aqsa Tube
O site trazia vídeos gravados por homens-bomba antes dos ataques
O site de compartilhamento de vídeos AqsaTube, que tem um foco particular em filmes feitos por militantes palestinos e segue o mesmo formato do YouTube, foi retirado do ar pelo seu provedor.

Os vídeos que estavam disponíveis no site parecem ter sido produzidos pelo Hamas – o grupo militante que tomou o controle da Faixa de Gaza em junho de 2007 – assim como outros grupos como o Al-Quds, a ala militar do Jihad Islâmico.

Alguns deles mostram homens mascarados disparando foguetes ao som de músicas marciais árabes, enquanto outros são vídeos gravados por homens-bomba antes de realizarem ataques suicidas.

O website chamou a atenção do público depois da divulgação de um relatório do Centro de Informações sobre Inteligência e Terrorismo de Israel.

O documento afirma que o AqsaTube foi lançado pelo Hamas, uma acusação negada pelo movimento palestino.

Propriedade

O Hamas dirige um canal de televisão de nome similar, Al-Aqsa TV, que possui links no site AqsaTube.

"Já acessei o site AqsaTube uma vez, mas ele não pertence ao canal de televisão Al-Aqsa TV", disse Samir Abu Mahsen, diretor de produção da emissora.

O site também inclui material de grupos ideologicamente opostos ao Hamas, como o Al-Sahab, que produz propagandas para a rede Al-Qaeda.

Uma busca pelo site whois.net, um serviço online que identifica proprietários de domínios na internet, leva até o site godaddy.com, que traz a informação de que o AqsaTube está registrado com a empresa Domais, da Proxy Inc., uma companhia americana que protege o nome dos proprietários dos domínios.

O site godaddy.com também traz detalhes sobre a empresa AqsaTube, inclusive o número de uma caixa postal em Dubai, nos Emirados Árabes, e um número de telefone celular.

Ao ligar para o número indicado, um homem que se diz ser um construtor indiano em Dubai atende o telefone. Ele parece entender pouco sobre a internet e nada sobre os movimentos militantes palestinos.

O Centro de Informações sobre Inteligência e Terrorismo argumenta que o site é de propriedade de Abu Nasser Skander, de Dubai, e que seu provedor é uma empresa francesa chamada OVH.

Mensagem no site Aqsa Tube indicando que está fora do ar
A empresa OHV tirou o site do ar

Apesar de inicialmente negar que hospedava o Aqsa Tube, a OHV acabou confirmando ser a provedora e retirou o site do ar.

Acessos

Apesar de grande parte do conteúdo ser ideologicamente coerente com as idéias dos grupos militantes palestinos, o AqsaTube trazia propagandas de algumas empresas israelenses.

Quando acessado a partir do Reino Unido, o site exibia propagandas que incluíam alguns temas distantes do islamismo, como apostas na internet e cirurgia de aumento dos seios.

Outro aspecto interessante é que os vídeos militantes não eram os mais acessados no AqsaTube.

De acordo com o site, os clipes mais assistidos eram episódios da novela árabe Bab al-Hara, de grande sucesso popular e transmitida durante o período do Ramadã.

 
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
Envie por e-mail   Versão para impressão
 
Tempo | Sobre a BBC | Expediente | Newsletter
 
BBC Copyright Logo ^^ Início da página
 
  Primeira Página | Ciência & Saúde | Cultura & Entretenimento | Vídeo & Áudio | Fotos | Especial | Interatividade | Aprenda inglês
 
  BBC News >> | BBC Sport >> | BBC Weather >> | BBC World Service >> | BBC Languages >>
 
  Ajuda | Fale com a gente | Notícias em 32 línguas | Privacidade